sexta-feira, 21 de agosto de 2009

OFICINA 9

6º Encontro
Oficina 9 – Coerência Textual
No dia 20/06/2.009 aconteceu o sexto encontro do GESTAR II com os professores de Língua Portuguesa em Santa Bárbara do Tugúrio. De uma forma descontraída, os professores se envolveram numa troca de informações e experiências pedagógicas trazendo riqueza teórica, prática e confiança para o decorrer da oficina. Ao entregar os relatórios escritos dos estudos e aplicação das unidades 15 e 16 da TP4, cada professor se dispôs a relatar oralmente os resultados obtidos em sala de aula através do GESTAR. Foi usada muita criatividade para o desenvolvimento das atividades, pois os professores adaptaram o “avançando na prática” com algumas aulas do AAA, tendo em vista o nível de aprendizagem de seus alunos. Trabalharam produções de diários, propagandas, textos apelativos em cartazes, cartas, etc. O que chamou muita a atenção foi que os professores desenvolveram as produções buscando os temas “cidade” e “mundo”, este último se deu através do estudo do texto “Admirável Mundo Louco” de Ruth Rocha, onde enriqueceu ainda mais o trabalho e nossas discussões, pois se percebeu que os alunos demonstraram através de suas atividades o conhecimento prévio, leitura, e coerência textual, a qual será estudada nesta oficina. Ao terminar, iniciamos nosso estudo das unidades 17 e 18 do TP5. Foram abordados além dos tópicos principais e atividades das unidades, outros exemplos de coerências textuais encontrados nas linguagens não verbais, poemas, tirinhas, letras de músicas e propagandas. Foi entregue aos professores cursistas uma folha contendo diversas atividades de coerência que incluíam avisos paroquiais, diálogos, interpretação de textos e poemas. Essas atividades foram feitas de forma coletiva, alguém lia o exercício e daí iniciava-se o debate até chegar na forma mais coerente possível e então o texto era devidamente modificado sem perder seu real sentido. Foi também usado exemplos de propagandas e anúncios publicitários. No final, os professores trocaram ideias e o professor formador, juntamente com os cursistas, sugeriram atividades a serem trabalhadas em sala de aula. Logo após, marcou-se data do próximo encontro e as unidades a serem estudadas: 19 e 20 do TP5.

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