sexta-feira, 21 de agosto de 2009

OFICINA 7



4º Encontro
Oficina 7 – O processo da Leitura e o Conhecimento Prévio.
Realizou-se no dia 23/05/2.009 o quarto encontro do GESTAR II em Santa Bárbara do Tugúrio. Iniciou-se com a apresentação dos relatórios das atividades do Avançando na Prática, TP3, unidade 11 e 12, que foram desenvolvidas em sala de aula. Cada professor cursista relatou oralmente toda sua experiência pedagógica, respondendo à perguntas feitas por outros professores e também pelo professor formador. Os professores usaram muita criatividade na aplicação do “avançando na prática”, utilizando o caderno AAA(atividade de apoio à aprendizagem), adaptando as atividades de acordo com as turmas. Logo após foi iniciada a leitura e interpretação dos itens mais importantes das unidades 13 e 14 do TP4. Durante essa parte, o professor formador já havia selecionado algumas atividades das seções a serem desenvolvidas com os cursistas, nas quais ao serem concluídas, percebia-se de forma nítida seus objetivos sendo alcançados. Depois de discutidas as respostas, foi trabalhada a oficina proposta no Caderno do Formador, pág. 30, usando o poema “Cidadezinha Qualquer” de Carlos Drummond de Andrade. Através da boa leitura feita pelos professores e o conhecimento prévio, houve uma “viagem” pelo poema e várias interpretações foram dadas a cada verso. Todos encantaram com a simplicidade da estrutura do poema contendo uma riqueza de cultura implícita em suas simples palavras. Como a turma não é grande, as atividades geralmente são feitas em duplas, mas, por decisão dos próprios cursistas, preferiram discutir todas as opiniões e pontos de vista diferentes para chegarem a uma conclusão. O interessante é que todos se manifestam individualmente, lançando suas idéias ao grupo, e nesse momento, o professor formador participa elaborando algumas perguntas para gerar debates e trocas de conhecimentos e experiências. No final foi marcado o estudo das próximas unidades, a data do próximo encontro e a lição de casa incluindo a apresentação dos relatórios.

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