sexta-feira, 21 de agosto de 2009

OFICINA 8



5º Encontro
Oficina 8 – A produção textual.


No dia 06/06/2.009 ocorreu o quinto encontro do Programa GESTAR II, envolvendo os professores de Língua Portuguesa dos municípios de Santa Bárbara do Tugúrio e Paiva. A união do grupo trouxe ao curso momentos de descontração onde foi possível iniciar nosso trabalho de forma tranquila, cada professor se sentia à vontade em expor seus trabalhos e trocar experiências. No primeiro momento da oficina, ao receber os relatórios escritos e ouvir a prática pedagógica de cada professora, não foi de muita surpresa perceber que a maioria dos professores optaram a trabalhar com o poema de Carlos Drummond de Andrade “Cidadezinha Qualquer”, pois a realidade de nossos municípios é também parecida com a do poema, tornando-se o trabalho mais próximo ao aluno, ao seu conhecimento de mundo. O que me surpreendeu foi a criatividade e o profissionalismo usado pelas professoras ao trabalhá-lo em sala de aula, não se prenderam apenas nas palavras explícitas do poema, e sim, fizeram os alunos entender de forma clara e sucinta tudo o que envolve a palavra “cidade”, sua política, cultura, educação, saúde, economia, lazer, meio ambiente, etc. O trabalho foi desenvolvido em formas de cartazes, músicas, pesquisas, fazendo com que o aluno aproximasse e conhecesse melhor sua realidade comparando sua cidade com as cidades maiores. Foi possível então, juntamente com os cursistas, fazer um levantamento positivo de quanto o material do GESTAR é inovador, e trabalhado de forma correta e precisa, seus objetivos são rapidamente alcançados. Terminado todo o comentário e apresentado seus trabalhos, iniciamos uma revisão dos estudos dos tópicos principais das unidades 15 e 16 da TP4, fazendo também algumas atividades e debatendo-as. Após a leitura e compreensão destas unidades, os cursistas foram divididos em grupos para trabalharem a oficina da pág. 221 da TP4. Ao responderem as duas primeiras questões, fizemos um breve comentário sobre outras hipóteses a que podíamos chegar em relação a imagem. Ao apresentarem todo o trabalho, pode-se perceber os diferentes caminhos para chegar a um mesmo objetivo, sendo eles de forma criativa e prazerosa. Assim, o professor concluiu que usando um pouco de tempo a mais no planejamento, se ganha esse mesmo tempo em sala de aula, vencendo uma das principais dificuldades de escrever: a falta de motivação. Como as horas já haviam esgotadas, o professor formador marcou o próximo encontro, a lição de casa e o estudo das unidades 17 e 18 da TP5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário