quarta-feira, 18 de novembro de 2009

OFINA 3 – GRAMÁTICA: SEUS VÁRIOS SENTIDOS

HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS.
ESCOLAS QUE SÃO ASAS NÃO AMAM PÁSSAROS ENGAIOLADOS. O QUE ELAS AMAM SÃO PÁSSAROS EM VOO. EXISTEM PARA DAR AOS PÁSSAROS CORAGEM PARA VOAR. ENSINAR O VOO, ISSO ELAS NÃO PODEM FAZER, PORQUE O VOO JÁ NASCE DENTRO DOS PÁSSAROS. O VOO NÃO PODE SER ENSINADO. SÓ PODE SER ENCORAJADO.
RUBEM ALVES

HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS
ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS EXISTEM PARA QUE OS PÁSSAROS DESAPRENDAM A ARTE DO VOO. PÁSSAROS ENGAIOLADOS SÃO PÁSSAROS SOB CONTROLE. ENGAIOLADOS, O SEU DONO PODE LEVÁ-LOS PARA ONDE QUISER. PÁSSAROS ENGAIOLADOS SEMPRE TÊM UM DONO. DEIXARAM DE SER PÁSSAROS. PORQUE A ESSÊNCIA DOS PÁSSAROS É O VOO.
RUBEM ALVES


No dia 24/10/2009, na E.M. Antônio Francisco da Silva, em Santa Bárbara do Tugúrio, realizou-se outro encontro do Gestar com os professores de Língua Portuguesa deste mesmo município e também do município de Paiva. Com o videoclipe da música de Gilberto Gil e Milton Nascimento, iniciamos nossa oficina. As professoras cursistas relataram seus trabalhos feitos em sala de aula de uma forma positiva quanto à sua avaliação. Foram lidas as produções de alguns alunos, as quais foram trabalhadas a intertextualidade e também as produções de paródias. Discutimos alguns pontos de falhas dos professores ao trabalhar com este tipo de texto, pois sem um bom planejamento, não temos bons resultados. Fizemos um debate sobre o tema de nossas unidades a serem exploradas nesse encontro: Gramática e seus vários sentidos. Após ouvir os conceitos de cada cursista, foi realizada a leitura “A tinta de escrever” de Millôr Fernandes, e sua interpretação na página 26 do TP2. Ao termino desta atividade, foi proposto a leitura “Osarta” de Lygia Bojunga, página 27 do TP2, em seguida fizemos a atividade 8 coletivamente. Depois de analisar e refletir sobre cada resposta, o professor formador passou no data source o clipe: Escola Tradicional. Para reflexão no final de nossa oficina, ficou a seguinte pergunta: Como anda nossas escolas? Temos a escola Osarta? Foi lido também pensamentos de Rubem Alves: escola que são gaiolas e escolas que são asas. Marcamos o próximo encontro, os estudos e as lições de casa dos cursistas para os próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário