sábado, 14 de novembro de 2009

OFICINA 12 – O PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: REVISÃO E EDIÇÃO







No dia 19/09/2009 foi realizada a oficina de número 12 na Escola Municipal “ Antonio Francisco da Silva”, em Santa Bárbara do Tugúrio. Ao receber as cursistas, o professor formador iniciou a oficina deixando em aberto um momento de leitura compartilhada e em seguida iniciou- se a entrega dos relatórios escritos do avançando na prática da oficina anterior. Os professores expuseram oralmente suas experiências, trocando-as com os demais. Após a discussão, iniciamos a oficina dividindo as professoras em duplas. Analisamos alguns pontos relevantes das unidades 23 e 24 do TP6, e cada dupla foi orientada pelo formador a fazer as seguintes atividades:
· Dupla 1 = Unidade 23, atividade 1
· Dupla 2 = Unidade 23, atividade 5
· Dupla 3 = Unidade 23, atividade 9
Além do material do Gestar, foram entregues aos cursistas outros materiais de apoio. Ao terminar o tempo previsto para a realização das atividades, cada dupla apresentou seus trabalhos, esclarecendo algumas dúvidas quando surgiam. Dentre as atividades realizadas, foram trabalhados:
· Resumo
· Produção de gêneros variados, lidos com a entonação adequada
· Revisão, considerando a coerência e coesão
As duplas deixaram claramente todos os itens bem explicados. Então, foi marcado o próximo encontro, os estudos individuais das unidades 1 e 2 do TP1 e a aplicação de um dos “avançando na prática” das unidades estudadas.

Um comentário: