sábado, 21 de novembro de 2009

ENTREGA DE RELATÓRIOS E ENCERRAMENTO DO GESTAR II

FORMADORES E CURSISTAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DOS MUNICÍPIOS DE SANTA BÁRBARA DO TUGÚRIO E PAIVA

FORMADORA DE MATEMÁTICA: SÔNIA BAUNGRATES E FORMADOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: WILMAR CAMPOS
COORDENADORA DO GESTAR EM SANTA BÁRBARA DO TUGÚRIO: RENATA HEIDENREICH
No sábado do dia 21/11/2009, na E. M. “Antônio Francisco da Silva”, em Santa Bárbara do Tugúrio, houve mais um encontro do GESTAR II, reunindo os professores de Língua Portuguesa e Matemática deste município e do município de Paiva, participantes do curso. Primeiramente, cada professor formador com seus cursistas se dirigiram a salas diferentes para entrega dos relatórios escritos das unidades 7 e 8 do TP2 e discussões a respeito do mesmo. Após este momento, cada cursista entregou seu portfólio com os relatórios e atividades de todas as unidades trabalhadas, contando um pouco de sua aprendizagem com a implantação do Gestar II. Conversamos também sobre os resultados das avaliações de entrada do Gestar, que em nossas escolas foram aplicadas em forma de simulados. Discutimos as falhas e acertos durante esta caminhada, tomando como base o projeto que foi apresentado no dia 19/11/2009, fazendo parte da carga horária dos cursistas. Projeto esse, que deixou de ser apenas avaliativo em Língua Portuguesa, mas, abrangeu todas as disciplinas e comunidade escolar. O projeto com o nome de: “PROJETO NOSSA CIDADE EM GÊNEROS TEXTUAIS”, resgatou o conhecimento das origens culturais de nossa terra, sendo um atrativo a mais para produções de textos nos mais variados gêneros. O professor formador passou slides contendo todas as fotos dos encontros e depois presenteou cada cursista com um CD tendo estas fotos e todos os temas trabalhados durante o curso, e mais uma pequena lembrancinha. Demos uma pausa para um cafezinho e ao retornarmos, unimos com a turma de matemática indo para uma sala onde foram passadas várias mensagens, o vídeo “SABER E SABOR”, e um pequeno discurso da professora formadora de matemática Sônia Baungrates Barbosa. Esclarecemos a respeito da necessidade de haver mais um encontro, se for preciso. Cantamos parabéns a todos os cursistas e nos dirigimos ao pátio onde terminamos com uma pequena confraternização, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

OFICINA 4 – A ARTE: FORMAS E FUNÇÃO LINGUAGEM FIGURADA







Foi realizada no dia 07/11/2009 mais uma oficina do Gestar II, sendo a última das oficinas a ser trabalhada durante o curso. Como as demais oficinas, o encontro foi no prédio da E. M. “Antônio Francisco da Silva” em Santa Bárbara do Tugúrio – MG. Iniciamos nossa oficina com uma apresentação de slides de incríveis esculturas naturais esculpidas ao longo do tempo. Depois de apreciarmos diversas fotos encantadoras, as cursistas entregaram seus relatórios escritos, apresentando para os colegas os trabalhos produzidos pelos alunos em sala de aula. A cada relatório, fizemos comentários acrescentando outras maneiras de trabalhar a gramática de forma criativa e prazerosa. Terminado este momento, fizemos um resumo dos tópicos de maior importância das unidades 7 e 8 do TP2, onde foi lido também os “avançando na prática”, surgindo outras idéias para trabalhar os temas sugeridos. Assistimos outra apresentação de slides sobre imagens ocultas e variadas charges, dando um maior suporte aos nossos estudos. Como em todas as oficinas, mas não citadas em meus relatórios, fizemos uma pequena pausa para um cafezinho juntamente com a coordenadora, formadora e cursistas de Matemática. Além de descontrairmos, pudemos também trocar experiências sobre o aproveitamento do nosso curso. Ao voltarmos para sala de aula, foram distribuídas charges diferentes para cada dupla, onde foram analisadas, interpretadas e usadas para produções de texto. Depois do tempo previsto, foram feitas as apresentações dos trabalhos sendo acrescentado pelo formador e demais cursistas opiniões e sugestões para novas atividades partindo do mesmo tema. Marcamos então uma nova data para outro encontro onde as cursistas irão entregar os relatórios destas unidades e tratar de outros assuntos do Gestar.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

OFINA 3 – GRAMÁTICA: SEUS VÁRIOS SENTIDOS

HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS.
ESCOLAS QUE SÃO ASAS NÃO AMAM PÁSSAROS ENGAIOLADOS. O QUE ELAS AMAM SÃO PÁSSAROS EM VOO. EXISTEM PARA DAR AOS PÁSSAROS CORAGEM PARA VOAR. ENSINAR O VOO, ISSO ELAS NÃO PODEM FAZER, PORQUE O VOO JÁ NASCE DENTRO DOS PÁSSAROS. O VOO NÃO PODE SER ENSINADO. SÓ PODE SER ENCORAJADO.
RUBEM ALVES

HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS
ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS EXISTEM PARA QUE OS PÁSSAROS DESAPRENDAM A ARTE DO VOO. PÁSSAROS ENGAIOLADOS SÃO PÁSSAROS SOB CONTROLE. ENGAIOLADOS, O SEU DONO PODE LEVÁ-LOS PARA ONDE QUISER. PÁSSAROS ENGAIOLADOS SEMPRE TÊM UM DONO. DEIXARAM DE SER PÁSSAROS. PORQUE A ESSÊNCIA DOS PÁSSAROS É O VOO.
RUBEM ALVES


No dia 24/10/2009, na E.M. Antônio Francisco da Silva, em Santa Bárbara do Tugúrio, realizou-se outro encontro do Gestar com os professores de Língua Portuguesa deste mesmo município e também do município de Paiva. Com o videoclipe da música de Gilberto Gil e Milton Nascimento, iniciamos nossa oficina. As professoras cursistas relataram seus trabalhos feitos em sala de aula de uma forma positiva quanto à sua avaliação. Foram lidas as produções de alguns alunos, as quais foram trabalhadas a intertextualidade e também as produções de paródias. Discutimos alguns pontos de falhas dos professores ao trabalhar com este tipo de texto, pois sem um bom planejamento, não temos bons resultados. Fizemos um debate sobre o tema de nossas unidades a serem exploradas nesse encontro: Gramática e seus vários sentidos. Após ouvir os conceitos de cada cursista, foi realizada a leitura “A tinta de escrever” de Millôr Fernandes, e sua interpretação na página 26 do TP2. Ao termino desta atividade, foi proposto a leitura “Osarta” de Lygia Bojunga, página 27 do TP2, em seguida fizemos a atividade 8 coletivamente. Depois de analisar e refletir sobre cada resposta, o professor formador passou no data source o clipe: Escola Tradicional. Para reflexão no final de nossa oficina, ficou a seguinte pergunta: Como anda nossas escolas? Temos a escola Osarta? Foi lido também pensamentos de Rubem Alves: escola que são gaiolas e escolas que são asas. Marcamos o próximo encontro, os estudos e as lições de casa dos cursistas para os próximos dias.

OFICINA 2 – A INTERTEXTUALIDADE

Aconteceu no dia 17/10/2009 mais uma oficina do Gestar II, na E. M “Antônio Francisco da Silva”, em Santa Bárbara do Tugúrio. Com o decorrer do curso, todos os professores já demonstravam uma grande segurança na realização de suas atividades e mudanças em seus planejamentos, usando com mais intimidade o material do Gestar. Iniciamos nosso encontro ouvindo a música de Gonzaguinha “O QUE É O QUE É” para descontrair, e logo após cada professora cursista apresentou o relatório escrito do “avançando na prática” aplicado em sala de aula, juntamente com as atividades dos alunos, fazendo um comentário sobre os acertos e falhas no processo avaliativo dessas atividades. O professor formador entregou folhas xerocadas para as cursistas contendo os assuntos das unidades 3 e 4 do TP1, de forma detalhada. Foram assistidos os slides das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica que apresentam traços de intertextualidade, assim como paródias e paráfrases. Foi lido também, coletivamente, o hino nacional em logotipos. Como atividades da oficina, foi proposto para que as cursistas fizessem um texto incluindo personagens e elementos de outros textos, como fábulas, contos de fadas, história em quadrinhos, etc, usando a criatividade na intertextualidade, dentro de qualquer gênero textual. As cursistas optaram em formar duplas, diversificando as ideias e opiniões. O texto foi apresentado em cartazes, contado oralmente, destacando as características das personagens em cada situação. Foi um momento de trabalho e descontração, pois as professoras optaram por textos humorísticos. Terminada a apresentação, foi marcado o próximo encontro, os estudos individuais e a aplicação de mais um “avançando na prática”.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

OFICINA 1 – VARIANTES LINGUISTICAS: DIALETOS E REGISTROS




No dia 03/10/2009 realizou-se mais um encontro do Gestar II em Santa Bárbara do Tugúrio. Com a chegada de todos os cursistas no prédio da E.M. “Antônio Francisco da Silva”, descontraímos um pouco no pátio, depois fomos para sala de aula iniciar nossos estudos. As professoras cursistas apresentaram seus relatórios orais e escritos da “Lição de Casa”, TP6, nos quais foram comentadas as diversas atividades que os alunos desenvolveram em sala de aula. As professoras levaram as produções e fizemos um levantamento do progresso dos mesmos. Após este momento, iniciamos os estudos das unidades 1 e 2 do TP1, sendo apresentada no data source a historinha do Chico Bento “O Orador da Turma”, lida e interpretada pelas professoras, cada qual fazendo uma personagem diferente. Foram passados também os slides dos dicionários piauiês e mineirês. Além dos momentos divertidos, aproveitamos todos esses slides para os estudos das unidades onde debatemos sobre dialetos e idioletos. Foram distribuídas folhas xerocadas com um resumo dos principais assuntos abordados das duas primeiras unidades da TP1, onde foram lidos e discutidos para uma melhor compreensão. Realizamos a oficina proposta na TP e como sobrou um tempo a mais, foram realizadas leituras individuais com marcas dialetais diferentes, em que as cursistas prepararam perfeitamente as falas das personagens, passando para os ouvintes a emoção, drama, humor, com o uso de uma entonação adequada. Fizemos também a leitura da carta do Alfredão e a resposta do Bertulino, em que discutimos a falta de compreensão na comunicação dos usuários de nossa língua. No final, marcamos os estudos individuais das unidades 3 e 4 do TP1 e a Lição de Casa a ser aplicada em sala de aula. Após tirarmos algumas dúvidas, marcamos também a data do próximo encontro.

sábado, 14 de novembro de 2009

OFICINA 12 – O PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: REVISÃO E EDIÇÃO







No dia 19/09/2009 foi realizada a oficina de número 12 na Escola Municipal “ Antonio Francisco da Silva”, em Santa Bárbara do Tugúrio. Ao receber as cursistas, o professor formador iniciou a oficina deixando em aberto um momento de leitura compartilhada e em seguida iniciou- se a entrega dos relatórios escritos do avançando na prática da oficina anterior. Os professores expuseram oralmente suas experiências, trocando-as com os demais. Após a discussão, iniciamos a oficina dividindo as professoras em duplas. Analisamos alguns pontos relevantes das unidades 23 e 24 do TP6, e cada dupla foi orientada pelo formador a fazer as seguintes atividades:
· Dupla 1 = Unidade 23, atividade 1
· Dupla 2 = Unidade 23, atividade 5
· Dupla 3 = Unidade 23, atividade 9
Além do material do Gestar, foram entregues aos cursistas outros materiais de apoio. Ao terminar o tempo previsto para a realização das atividades, cada dupla apresentou seus trabalhos, esclarecendo algumas dúvidas quando surgiam. Dentre as atividades realizadas, foram trabalhados:
· Resumo
· Produção de gêneros variados, lidos com a entonação adequada
· Revisão, considerando a coerência e coesão
As duplas deixaram claramente todos os itens bem explicados. Então, foi marcado o próximo encontro, os estudos individuais das unidades 1 e 2 do TP1 e a aplicação de um dos “avançando na prática” das unidades estudadas.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

OFICINA 11 – PRODUÇÃO TEXTUAL: PLANEJAMENTO E ESCRITA.



Após o 2º encontro do Gestar II em Barbacena - MG, recomeçamos os encontros com as oficinas no dia 05/09/2009 no município de Santa Bárbara do Tugúrio. O professor formador distribuiu folhas xerocadas com o resumo do estudo das unidades 21 e 22. Fizemos um debate acrescentando exemplos de argumentos baseados no senso comum, provas concretas, exemplos, autoridade e raciocínio lógico. Durante o debate foi proposto a realização de algumas atividades do TP6, enriquecendo-o e esclarecendo algumas dúvidas. Em seguida os professores foram separados em duplas, foi lida em voz alta um trecho da crônica de Moacyr Scliar, e no final, o professor pediu para planejarem e escreverem como foi resolvido o impasse. Ao terminar o tempo proposto, cada dupla leu a sua produção e foi discutida a importância do desenvolvimento do conhecimento de estratégias e tomadas de decisão na nossa escrita. Continuando as mesmas duplas, as professoras apresentaram um planejamento de como trabalhar com os alunos em sala de aula, trabalhando os aspectos da escrita e planejamento, pedido pelo formador no início da oficina. No final, foram apresentadas as avaliações de entrada do Gestar e também aberto um espaço para comentários a respeito do projeto. Foi pedido para que aplicassem um dos “avançando na prática” das unidades estudadas em sala de aula, o estudo das unidades 23 e 24, e no final foi marcado o próximo encontro.